sexta-feira, 24 de junho de 2011

Casais Inteligentes Investem Juntos


Casais Inteligentes Investem Juntos
Quando um casal decide morar junto, muito mais do que as escovas de dentes, junta toda uma vida: cachorro, papagaio, periquito, filhos... Mas, e a vida financeira? Ela também deve ser compartilhada? Este detalhe polêmico pode ser decisivo no sucesso ou fracasso de um casamento e, por isso, o Colher de Chá ouviu o educador financeiro Silvio Hilgert, da XP Investimentos, sobre como os casais devem lidar com as finanças de maneira próspera para a conta bancária e para o coração. À frente do curso "Casais Inteligentes Investem Juntos", Silvio compartilha com a gente 5 atitudes que podem fazer a equação amor x dinheiro dar certo.
Confira:
1 - IDENTIFICAR O PERFIL DO TEU PARCEIRO - Talvez por não ser muito romântico, ninguém costuma perguntar ao pretendente: "e aí, como você lida com o teu salário? Você é do tipo descontrolado ou poupador compulsivo?". Mas muito além da afinidade nos gostos pessoais, a harmonia na forma de lidar com o dinheiro é fundamental para evitar crises e sentimentos de culpa/submissão diante do outro. É preciso que os dois entendam  como o outro funciona. Existem os financistas, os desligados, os poupadores e os gastadores.
2 - DIALOGAR SEMPRE - Depois de identificar a forma como o parceiro enxerga a própria vida financeira, é necessário conversar sobre onde um e outro podem ceder. É importante estabelecer se os dois salários serão somados para pagar todas as despesas (contas da casa + gastos pessoais de cada um). Ou se cada um paga apenas o que lhe cabe. E se for assim, estabelecer isso de forma clara. E ainda: o que fazer com o dinheiro que sobra? "Uma fórmula que costuma funcionar bem é reservar uma parte da renda para uso próprio e outra para os gastos conjuntos. A independência financeira é saudável para as relações amorosas e evita situações desconfortáveis", alerta Silvio.
3 - CONSTRUIR PLANOS FINANCEIROS JUNTOS - Estabelecer metas prioritárias para o casal, como, por exemplo, comprar uma casa, um carro, viajar por seis meses rodando o mundo, cursar uma pós na Europa... e, a partir delas, traçar estratégias de como alcança-las. Onde cortar? Quanto poupar todo mês e ao longo de quanto tempo? "O segredo é ambos olharem para os mesmos objetivos, assim economizar deixa de ser uma cobrança unilateral. Ao contrario, esta atitude une o casal", analisa Silvio.
4 - FAZER PLANILHA DE ORÇAMENTO DOMÉSTICO (sim, elas funcionam!) - Depois de estabelecer os sonhos finaceiros comuns, é importantíssimo colocar tuuu-do no papel. Visualizar estes números ajuda muito não só na organização, mas na conscientização do quanto se perde em pequenos gastos cotidianos. Jantares, cinemas, CDs, biscoitinhos, garrafas de vinho... um perigo! "Mesmo que o casal nao esteja endividado, é necessario se organizar para realizar este sonho".
5 - VIVER A VIDA QUE SE PODE VIVER - Este é o mantra de todo santo dia! Acreditar que o crédito é de fato uma cilada. E Silvio vai além: pagar aluguel anos a fio pode ser muito melhor do que fazer um financiamento de longo prazo. "Investir o dinheiro poupado em ações pode fazê-lo render muito mais do que o que se perderia nos juros dos financiamentos".
XP Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário